Construção Modular Residencial: O que é e quais seus benefícios?

Descubra a definição de construção modular residencial e a as vantagens do conceito aplicado na construção civil moderna 

A construção modular residencial é um método bastante utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão, Austrália e começou a ser aplicado também na construção civil do Brasil. O conceito consiste em módulos individuais, que são pré-fabricados em uma linha de montagem padronizada, transportados e instalados diretamente no local da edificação. 

Os materiais mais comuns para produção destes módulos podem variar entre madeira, vidro, concreto e aço/steel frame. O processo permite aplicação de diferentes técnicas, garantindo um método construtivo seguro e eficiente tanto para a produção industrial quanto para a execução.

Além disso, enquanto as obras tradicionais são feitas a partir do zero, com investimento em mão de obra qualificada, a edificação construída por meio desta tecnologia permite que processos e operações ocorram de forma simultânea, reduzindo os custos e o prazo de entrega final.

Outro ponto importante sobre a construção modular residencial é a versatilidade que o empreendimento oferece no campo da engenharia e no âmbito arquitetônico. Muito mais abrangente do que o simples conceito de “casa modular”, a técnica pode ser usada em edifícios inteiros, casas luxuosas, complexos residenciais e outras grandes construções.

Quais são os benefícios da construção modular residencial?

O método possui alguns benefícios que podem fazer grande diferença na obra. Confira:

Rapidez: conhecida também como construção rápida, pode ocorrer durante a realização de outros processos no canteiro de obras e não depende de condições climáticas adequadas.

Sustentabilidade: a produção dos módulos gera uma quantidade de resíduos inferior, o que resulta em pequeno desperdício de material. Auxilia no consumo de energia e água, além de contribuir com a demolição e o impacto causado ao meio ambiente.

Qualidade e controle: a construção modular residencial segue padrões rigorosos tanto nas aplicações em edificações construídas quanto nos materiais utilizados. O controle dos recursos, cronograma e custos ajuda no gerenciamento da obra.

Segurança: o método garante segurança aos trabalhadores na redução do esforço braçal e na redução dos riscos de acidentes no ambiente de construção.

Versatilidade: as edificações modulares expandem o leque de possibilidades dentro da engenharia civil e da arquitetura, permitindo a construção de diferentes projetos.

Padronização e exclusividade: padrões criteriosos são seguidos durante a fabricação de alguns materiais básicos, como nas estruturas. As dimensões, acabamentos e projeto arquitetônico são totalmente exclusivos e personalizáveis.

A indústria 4.0 apresenta desafios como a competitividade no cenário nacional e as diferentes técnicas que podem ser aplicadas dentro da construção civil. Sendo assim, as construtoras precisam estar atentas às tendências e às novas tecnologias que o mercado moderno exige para que se destaquem entre as demais. 

A construção modular residencial é uma ideia inovadora e entrega projetos com níveis de sofisticação, design, segurança e funcionalidade acima das expectativas. 
A Kronan Sistemas Construtivo trabalha com o sistema de construção industrializada em concreto pré-moldado, inspirado no método finlandês. Esse processo, preciso e detalhado, garante mais agilidade, sustentabilidade e economia para obras certificadas, seja edificações residenciais, comerciais ou industriais, em relação às obras tradicionais.

Ficou interessado? Conheça mais sobre nós clicando aqui!

Leia Mais

Descubra tudo sobre construção industrializada

Descubra tudo sobre construção industrializada

Blog

Saiba o que são construções industrializadas e suas vantagens Muito utilizada em países da Europa, China e Estados Unidos, as construções industrializadas são conhecidas por sua praticidade e rapidez. Nasceram da necessidade de automatizar a construção civil e  aumentar a eficiência do setor.

Conheça mais sobre o Steel Frame: sistema construtivo com estrutura de aço

Blog

Entenda como funciona e quais as vantagens do método! O Steel Frame é um dos métodos de sistemas construtivos utilizados na construção civil. Também conhecido como Light Steel Frame, sua estrutura é feita de aço galvanizado. O fechamento é realizado com placas que podem ser de madeira, cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall. […]

Quais são os principais Sistemas Construtivos?

Blog

Saiba tudo sobre os diferentes métodos utilizados na construção civil! O sistema construtivo é o método utilizado em uma construção, que corresponde à estrutura e à sustentação da edificação, seja ela residencial, comercial ou industrial.  A escolha desse método é uma decisão importante, que precisa de atenção e estudos ainda na fase de planejamento da […]