Quais são os principais Sistemas Construtivos?

Saiba tudo sobre os diferentes métodos utilizados na construção civil!



O sistema construtivo é o método utilizado em uma construção, que corresponde à estrutura e à sustentação da edificação, seja ela residencial, comercial ou industrial.  A escolha desse método é uma decisão importante, que precisa de atenção e estudos ainda na fase de planejamento da obra. 

Isso porque a escolha do sistema construtivo pode refletir em alguns fatores significativos como custo da construção, tempo de obra e acabamento final, por exemplo. Por isso, é essencial contar com a ajuda de profissionais para definir o método ideal para cada projeto.

Quais são os tipos de sistemas construtivos?

As principais técnicas aplicadas na construção civil atualmente, são:

  • Alvenaria convencional: um dos mais comuns no Brasil, não exige mão de obra especializada e é geralmente composta por tijolos cerâmicos, que dividem os ambientes. A estrutura de sustentação é feita por vigas, pilares e lajes.
  • Alvenaria estrutural: utiliza blocos de concreto ou cerâmica, específicos para a obra. Os vigamentos, vergalhões e pilares são embutidos nos tijolos de acordo com o projeto do engenheiro civil. Este método exige mão de obra especializada para evitar os riscos no nivelamento adequado das paredes de sustentação.
  • Steel Frame: estrutura feita de aço galvanizado, com fechamento em placas de madeira, cimentícias ou de drywall. Consiste no corte dos perfis de aço nas medidas do projeto, com montagem dos painéis estruturais no canteiro de obras.
  • Wood Frame: estrutura feita de madeira maciça, como o pinus, por exemplo. É importante que a estrutura seja autoclavada, garantindo maior durabilidade e proteção contra umidade e cupins, além de tratamento específico para resistir ao fogo.
  • Paredes de concreto: estrutura de paredes maciças feitas com concreto armado, moldes metálicos, de madeira ou de plástico, que posteriormente são preenchidos com concreto.  Processo in loco, realizado no canteiro de obras.
  • Concreto pré-moldado: as peças de concreto são fabricadas em um processo industrial na fábrica, depois transportadas e instaladas no local adequado. Este sistema garante mais agilidade, qualidade e sustentabilidade para a obra.
  • Concreto PVC: estrutura de painéis de PVC fabricados sob medida, que têm função estrutural e de acabamento. Com instalação prática, o material permite vários tipos de revestimento.
  • Container – sistema construtivo que tem se popularizado no Brasil, pois o material pode ser reutilizado, tornando-o um método construtivo alternativo e de aparência moderna. No entanto, o sistema possui regras específicas para ser legalizado, como o laudo de habitabilidade que certifica a segurança e não contaminação da estrutura.

Estes são alguns dos principais sistemas construtivos utilizados na atualidade. Lembre-se que cada sistema construtivo tem características diferentes, que devem ser aplicadas de acordo com a necessidade de cada projeto de construção civil! Por isso, é essencial contar com apoio de quem entende do assunto. A Kronan Sistemas Construtivos trabalha com o sistema de construção industrializada em concreto pré-moldado, inspirado no método finlandês. Esse processo, preciso e detalhado, garante mais agilidade, sustentabilidade e economia para obras certificadas, seja edificações residenciais, comerciais ou industriais, em relação às obras tradicionais.

Se interessou? Conheça mais sobre nós clicando aqui!

Leia Mais

Descubra tudo sobre construção industrializada

Descubra tudo sobre construção industrializada

Blog

Saiba o que são construções industrializadas e suas vantagens Muito utilizada em países da Europa, China e Estados Unidos, as construções industrializadas são conhecidas por sua praticidade e rapidez. Nasceram da necessidade de automatizar a construção civil e  aumentar a eficiência do setor.

Construção Modular Residencial: O que é e quais seus benefícios?

Blog

Descubra a definição de construção modular residencial e a as vantagens do conceito aplicado na construção civil moderna  A construção modular residencial é um método bastante utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão, Austrália e começou a ser aplicado também na construção civil do Brasil. O conceito consiste em módulos individuais, que são pré-fabricados em uma […]

Conheça mais sobre o Steel Frame: sistema construtivo com estrutura de aço

Blog

Entenda como funciona e quais as vantagens do método! O Steel Frame é um dos métodos de sistemas construtivos utilizados na construção civil. Também conhecido como Light Steel Frame, sua estrutura é feita de aço galvanizado. O fechamento é realizado com placas que podem ser de madeira, cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall. […]